Do nervosismo ao sim: O guia definitivo para a leitura dos votos de casamento
Escrever os votos de casamento foi fácil, mas lê-los é uma história completamente diferente! Este é um momento emocionalmente muito carregado. É, por si só, o momento mais importante do vosso “sim”. E, claro, embora pareça que não muda nada inicialmente, quando estamos a descer o altar rumo à nossa pessoa com todos os nossos amigos e familiares ansiosos por ouvir as nossas declarações de amor eterno, subitamente as palmas da mão começam a transpirar e a voz ameaça falhar. O coração bate tão rápido que parece que vai sair do peito, a boca fica seca e parece que temos o estômago embrulhado…
Nos nossos melhores dias não adoramos falar em público numa simples apresentação no trabalho, que dirá numa altura em que sabemos que todos os olhos estarão de facto em nós, e não num chat do teams que conta a fofoca mais cabeluda do trabalho enquanto debitamos uma apresentação aos nossos superiores.
Mas, relaxem! Estes sentimentos são normais. Além de ser um dos dias mais importantes e felizes da vossa vida, é também uma altura de antecipação e ansiedade.
Não se preocupem - criamos o guia definitivo para a leitura dos votos de casamento! Assim não podem errar.
1 - Gravem em vídeo ou em áudio:
Treinem em voz alta (muito melhor do que na voz da vossa cabeça porque vos vai fazer perceber a entoação, o nervosismo, a dificuldade em dizer x palavra) e, se possível, gravem em vídeo ou áudio. Assim conseguirão rever e identificar os pontos que têm de melhorar. Bónus para gravações em vídeo: observem a linguagem corporal - não “dancem” de um lado para o outro, mantenham o corpo apoiado e imóvel, certificando-se que os vossos pés estão à largura da vossa anca para melhor vos amparar e evitar desiquilíbrios.
2 - Praticar em frente ao espelho:
A ideia de praticar em frente ao espelho é ótima porque nos ajuda a ver em tempo real que alterações devemos fazer e avaliar a postura. Também nos ajuda a recordar que à nossa frente vai estar a nossa pessoa, pelo que devemos manter o contacto visual. É bom entender que é preciso alternar entre o papel e o contacto visual para que os votos tenham o efeito desejo. Assim, é também possível treinar os momentos em que queremos olhar mais para a nossa pessoa (por exemplo, em determinadas frases) para enfatizar ainda mais aquilo que estamos a dizer!
3 - Contem o tempo dos vossos votos:
É normal que com o nervosismo aconteçam duas coisas: ou falamos muito rápido “porque queremos que aquilo acabe rápido” ou falamos muito devagar causando uma sensação de aborrecimento e monotonia a quem está a ouvir. Nas duas opções a razão é a mesma: estamos ansiosos e o nosso cérebro adopta uma estratégia para sair daquela situação o mais rápido e melhor possível. Normalmente os votos que escrevemos podem ser lidos em 2-3 minutos (este tempo é uma mera sugestão mas procurem entender qual é o vosso normal quando praticam para se familiarizarem com o material e não sentirem que estão a ser aborrecidos ou muito rápidos);
4 - Treinem com amigos e familiares:
Ao fazerem isto vão estar a habituar-se à ideia de uma plateia (que é, essencialmente, o que vai acontecer no dia). Vão estar rodeados das pessoas que mais gostam e isso às vezes traz um peso de responsabilidade ainda maior. Os vossos amigos, padrinhos, madrinhas e família (quem vocês escolherem) podem-vos dar feedback imediato e ajudar-vos a melhorar. O bónus é que eles vão ter que ouvir-vos quantas vezes for preciso e sem se queixar!
Uma última dica bónus:
Façam ensaios no local da cerimónia ou simplesmente visualizem como será a cerimónia. Normalmente a ideia de fazer ensaios antes da cerimónia no próprio local é mais complicada logisticamente, então pelo menos imaginem dentro da vossa cabeça o local que acordaram para ser o vosso “altar”. É aí que serão ditas as promessas mais sinceras. Ao visualizar é mais fácil estar familiarizado com o momento dos votos, isto pode causar uma sensação de tranquilidade quando estiverem no momento.