O Segredo dos Votos Perfeitos: A Arte de Ajustar Cada Palavra com os Noivos
O processo de escrita de votos de casamento é relativamente simples e leve: enviamos um questionário aos noivos para começarmos a entender a história deles e a partir daí criamos um primeiro rascunho das suas declarações de amor. Mas o que é que acontece depois?
Vamos pegar no exemplo da noiva Inês. Ela enviou-me o seguinte feedback por whatsapp:
(…) repente e cheia de medo, um jantar(…)
Cheia de medo, talvez pudesse ser substituído por algo mais ligeiro. Não estava confortável… mas medo também não. Fiquei ansiosa, nervosa…
(…) da tua gargalhada contagiante às batatices (…)
Talvez aqui fizesse sentido colocar os miúdos.
Os miúdos são contagiados com a gargalhado do pai e as batatices … os miúdos fazem igual e eu acho muito engraçado esta dinâmica . Fazem -me rir e sou feliz em ver este reflexo neles… faço me entender?
Depois deste momento, respondemos com as sugestões de alterações que não retirem o contexto dos votos e que mantenham a integridade das respostas ao questionário inicial.
"(…) repente e cheia de medo, um jantar(…)" passa para "de repente e com alguns nervos à mistura" para melhor refletir os sentimentos daquele dia.
(…) da tua gargalhada contagiante às batatices (…) passa para "das tuas gargalhadas que contagiam os miúdos às batatices que eles imitam tão bem e fazem o meu dia mais feliz" para não só incluir os miúdos mas também se enquadrar melhor na descrição do vosso dia a dia.
Depois é o momento de receber, ou não, a vossa aprovação! E, assim, têm a vossa declaração final: as palavras certas para emocionar o amor da vossa vida.